Na manhã desta quarta-feira, (20), aconteceu mais uma Sessão do Legislativo de Boca da Mata. Os trabalhos foram presididos pelo Presidente Valtinho Acioli e, como de costume, a comunidade prestigiou a Sessão onde foram destaques os assuntos:
Entre ps destaquea do início da tramitação na Casa teve no expediente o Pedido de Providência n° 07/2019, de autoria do Vereador Sérgio Salvador, que dispõe sobre o grande fluxo de veículos na Rua José Palmeira, onde encontra-se a Assembleia de Deus, o ginásio de esportes, a academia de saúde e lateral com CRAS e futuramente com ADEFISBOM; foi solicitado um quebra-mola.
Na Ordem do Dia, conforme foi solicitado que a Secretária de Saúde comparecesse à Casa, ela compareceu para prestar contas do 3° Quadrimestre do ano de 2018. Vanessa da Costa e a Assessora de Planejamento da Secratria de Saúde, Hilzonete Abreu de Araújo, falaram sobre o Siops, que, tendo que se adequar às mudanças, não foi disponibilizado as prestações de contas no período determinado sendo liberado agora em fevereiro deste ano, e que ainda existe muitos municípios que não o fizeram.
Em relação ao colírio do glaucoma, que só ficou resolvido depois de 1 ano e 5 meses para o Estado fazer a compra, pois o Governo Federal penalizou o Estado por conta de uma empresa fornecedora afetando muito os usuários. As Secretarias se reuniram e foram na justiça pedir "socorro", devido a este pedido, decidiram assim: para o Estado comprar e a entega ser feita por região e o Governo repassar.
Em relação aos postos de saúde que estão sem médico, é devido a grande dificuldade que não só passa em Boca da Mata como também em outros municípios, pois, quanto mais longe da capital mais difícil fica por conta da remuneração.
O hospital daqui conta com o s.o.s móvel formado por voluntários da saúde que prestam assistência ao município.
Todos os Vereadores parabenizaram o excelente trabalho, empenho e desenvolvimento feito pela Secretária de Saúde Vanessa da Costa e ao Poder Executivo.
Estavam presentes nesta Sessão Ordinária os Vereadores:
Walter Filho (Valtinho Acioli), Manoel Messias (Baré), Geraldo Barros (Geu Barros), José da Costa Sampaio (Deca), Sérgio Salvador, Carlos Jorge (Dode do Noquinha), Anderson e Thiago Sarmento.