Resumo da Sessão Ordinária da Câmara Legislativa de Boca da Mata do dia (08) de maio:
Encontra-se no expediente o Projeto de Lei n°07/2019 que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da lei orçamentária para o exercício de 2020, e dá outras providências. Na próxima Sessão será colocado em tramitação e está disponível para os vereadores analisar.
Na ordem do dia, conforme acordado na Sessão do dia (23) do mês de abril, foi cedido a tribuna para o Secretário de Educação de Boca da Mata, Gilmar Cavalcante Rocha e seu assessor Ícaro Barros, que explicou sobre algumas questões pendentes referentes à educação, no caso a verba para custeio com gastos e folha de pagamento da rede pública de ensino. Em suas palavras, disse: "quando a população decresce, o pai ou a mãe leva seus filhos para outra cidade em busca de emprego e quem sofre com a perda deste aluno é a rede pública do município, pois a verba destinada para a educação é de acordo com o número de alunos matriculados na rede de ensino, e os mais carentes são nossos clientes da rede pública. E uma das quedas, como também fatores foi o fechamento da indústria no município que já chegou a ter 7.000 estudantes e hoje tem 4.482. A tendência é diminuir cada vez mais. E para continuar financiando os alunos só se houvesse um crescimento econômico muito forte. Minha prioridade no momento, é a folha de pagamento, pois com a verba do FUNDEB que temos hoje, mal dá para pagar a folha que ultrapassou a verba destinada. O FUNDEB foi criado em 2007 e começou a vigorar em 2009, e talvez ele poderá existir até 2020 que é o prazo de validade."
Estavam presentes nesta Sessão Ordinária os vereadores: Valtinho Acioli, Anderson, Geu Barros, Deca, Sérgio Salvador, Fí Gomes, Dode do Noquinha, Thiago Sarmento, Baré Otávio e Everaldo Costa.