Nesta quarta-feira, dia (29), na Sessão Ordinária, foi aprovado o Pedido de Providência n°09/2019, que trata a respeito da reforma do ginásio do Distrito do Peri Peri. A presente indicação se faz necessária para atender aos apelos de todos os desportistas daquela região e alunos da rede pública de ensino, haja vista os reparos necessários para o perfeito funcionamento do ginásio, consequentemente uma condição adequada para a prática esportiva, dando maior comodidade e segurança a todos que utilizam o ginásio.
Na ordem do dia foi lembrado também dos outros ginásios existentes no município e que necessitam de cuidados como reparo nas portas dos banheiros, limpeza dos mesmos e cortar o mato ao redor de um dos ginásios. Os vereadores pediram que o executivo seja mais ativo com a Câmara, dê uma atenção especial, já que trabalham em conjunto para o bem estar da comunidade. E, quando o executivo for executar alguma solicitação dos Edis que avisem para poder acompanhar de perto tal solicitação que está sendo executada.
Teveum requerimento verbal para a Prefeitura e a pasta competente para analisar e sanar o problema do esgoto que corre à céu aberto nas imediações do Loteamento Geu Barros. Quando chove o esgoto inunda tudo e aumenta a fedentina. No loteamento por trás do Posto do Everaldo, a situação também é muito crítica. A lei é clara e os donos dos loteamentos têm suas obrigações.
Pediram ao órgão competente para que fosse retirada a trave do campo do módulo esportivo por estar muito danificada e não ocorrer algum acidente.
Solicitaram ao Secretário de Agricultura que, na estrada de acesso à Pedra Limpa, fosse colocado piçarro e espalhar, pois está difícil de trafegar por lá e na estrada tem os encanamentos por baixo, porém são muito rasos, por este motivo não dá para passar a máquina.
Na saúde, o que preocupa os vereadores é a questão da falta de médicos nos postos de saúde, por causa dos municípios vizinhos ofertarem melhores condições e salários. E, com a falta de médicos nos PSF'S, acarreta em uma sobrecarga na demanda do hospital municipal.
No Distrito do Peri Peri está havendo um grande impasse nas ruas, pois, desde quando cavaram os poços artesianos, as ruas ficaram um caos. Tem muitos buracos tornando-as intransitáveis.
Foi sugerido criar uma comissão entre os vereadores, por que onde andam há um grande número de reclamações sobre a demora para a reposição do calçamento, onde a empresa está fazendo o saneamento.
Explanaram sobre a população canina que vem aumentando desordenadamente causando transtornos e doenças para o povo. Então, o Edil foi ao centro de zoonose de Arapiraca, no qual não obteve resultado positivo devido a crise do País. O centro de zoonose de lá não está dando conta das necessidades do próprio município. Foi sugerido que, seria uma das alternativas fazer um convênio com o ônibus castra móvel vir ao município pelo menos duas vezes no ano.
O requerimento da viatura no Distrito do Peri Peri, que foi aprovado no mês anterior, que estava quebrada e ainda não retornou; é de suma importância a viatura no Distrito por conta dos pequenos furtos.
Pediram para que dessem uma manutenção na estrada de acesso às regiões da Fazenda Lôdo, Chã dos Balas, Santa Terezinha e adjacências, por lá trafegam moradores, alunos e escoa a produção agrícola e animal daquela região.
Estavam presentes nesta Sessão Ordinária os vereadores: Valtinho Acioli, Anderson, Geu Barros, Sérgio, Deca, Everaldo Costa, Dode do Noquinha, Baré Otávio, Thiago Sarmento, Nika e Fí Gomes.