Foram aprovados na Sessão Ordinária desta quarta-feira (11), na Câmara Municipal de Boca da Mata, (03) Pedidos de Providência, (02) Pedidos Verbais e (02) Projetos de Lei.
No Pedido de Providência n°05/2019 de autoria do Vereador Deca, requer do Poder Executivo Municipal, a encaminhar para Câmara, com máxima urgência as informações necessárias em relação ao endividamento do município mencionando cada empréstimo existentes, acompanhada das totalidades dos débitos.
O Pedido de Providência n°04/2019 de autoria do Edil Baré, requer providências no sentido de construir uma lavanderia pública no Loteamento São Geraldo.
O Pedido de Providência n°16/2019, sendo este de autoria do Vereador Sérgio que requer do Poder Executivo a disponibilização de um espaço público melhor para atender as necessidades da farmácia do município e propiciar um melhor atendimento aos usuários.
Os Pedidos de Providência Verbal foram solicitados pelos vereadores Valtinho Acioli, analisar o que pode ser feito no chafariz do Bairro Santa Joana no Peri Peri devido sua situação, pelo qual se dê prosseguimento nos serviços localizados neste Distrito. Thiago Sarmento, em seu Pedido de Providência Verbal solicitou para que coloquem o bueiro localizado próximo à sua residência, onde o rio que passa nas proximidades, agora tornou-se esgoto. E o Pedido de Providência Verbal do Vereador Geu Barros no qual teve uma reunião com o Prefeito e Secretário de Infraestrutura, fez um apelo sobre a ampliação do cemitério da cidade e pediu também a conclusão das Ruas Carmo Ferreira, Pedro João Pereira, Manoel da Costa Barros e na rua por trás do Mulungu.
Os Projetos de Lei n°13/2019, dispõe sobre o apoio e incentivo a todas as vertentes de esporte amador, efetiva as políticas públicas de juventude e cria o Conselho Municipal de Esporte e Juventude e o Projeto de Lei n°14/2019 que autoriza o Poder Executivo de Boca da Mata, Alagoas, a realizar acordo no processo judicial n°0700160-45.2017.8.02.0005, em tramitação no juízo de direito da comarca de Boca da Mata, e adota outras providências; haviam sido deliberados na Sessão de quarta-feira (28), em primeira discussão, voltou a pauta desta quarta-feira, ambos sendo aprovados pela grande maioria dos Senhores Edis.
Na ordem do dia, mais temas que objetivam melhorar a condição do cidadão em Boca da Mata também foram deliberados na Sessão desta quarta. Um assunto abordado e de extrema importância para a educação foi o caso dos 35 alunos que residem no povoado dos Miranda, que a quase 15 dias estão sem frequentar a escola devido a precariedade do acesso da localidade que necessita melhorias.
Parabenizaram o "coxinha", que vem fazendo vários eventos do esporte amador sendo patrocinado pelo Município sua realização. E lembraram que a comunidade é muito rica em cultura, pois existe um grupo de dança hip hop, capoeiristas com uma certa precariedade, e que geralmente praticam estas modalidades aos sábados à tarde na 11 de Novembro e disseram que deveriam ser melhor aproveitados como também envolver os adolescentes em projetos como pintura, futebol e balé, por ter professores capacitados para tais funções. E, contamos com a banda de pífanos e a fanfarra abrangendo um leque rico em cultura no município. Foi solicitado, a quase 30 dias a portaria que empossa os novos conselheiros da saúde. Agradeceram pelo serviço executado no Distrito do Peri Peri, parabenizaram o torneio realizado nesta localidade e ao Secretário e Agricultura que enviou os maquinários para que se possa finalizar os serviços das ruas.
Solicitaram a manutenção, em especial, ao ginásio Severino Vieira por estar bastante precário em relação a limpeza.
Muitos dos patrimônios públicos são depredados por vândalos no qual deveriam ser punidos por causar tantos transtornos nos órgãos públicos.
Foi lembrado sobre o dia 7 de setembro, por ter grande importância e marco na vida dos brasileiros e que as atividades cívicas deveriam ser mais valorizadas pela população, e foi sugerido o canto dos hinos nas escolas para que se tenha o patriotismo resgatado.
Não havendo nada mais nada a tratar, o Presidente da Câmara declarou em nome de Deus e do povo bocamatense, dou por encerrada a Sessão.
Estiveram presentes nesta Sessão Ordinária os vereadores: Valtinho Acioli, Baré, Anderson, Geu Barros, Deca, Sérgio, Thiago, Everaldo, Fí Gomes e Dode.