Dando início aos trabalhos da Câmara Municipal de Boca da Mata, dia (18), foi realizada mais uma Sessão Ordinária presidida por Valtinho Acioli e todos os vereadores.
Entrou em pauta (03) requerimentos, (01) Pedido de Requerimento Verbal, (02) Pedidos de Providência e a apresentação de (01) Projeto de Lei. No Pedido de Requerimento Verbal, de autoria do Vereador Dode, solicitando ao Secretário de Infraestrutura, que no cemitério do Peri Peri necessita que se construa uma capela para que as pessoas não fiquem ao "relento", para ter uma acomodação que se possa velar entes queridos com mais conforto.
Os requerimentos do Vereador Deca foram os seguintes: no uso de suas atribuições legais e de acordo com a Lei Orgânica Municipal e Regimento da Casa, solicitou ao Diretor do SAAE, Amando Tenório, cópia de folha de pagamento, relação dos funcionários, guias de previdenciárias patronal, guias de FGTS entre outros. Outro requerimento foi direcionado ao Secretário de Administração, Fernando Augusto de Araújo Jorge, solicitando a relação de secretarias e seus respectivos secretários, bem como portaria dos mesmos; e no próximo ofício, também encaminhado ao Secretário de Administração, solicitando relação de cargos, grau de insalubridade e percentuais por secretarias de servidores e contratados conforme laudo pericial do vigentes do Município.
Apresentado o Projeto de Lei n°07/2019 do Edil Sérgio, que dispõe sobre a obrigação dos estabelecimentos públicos e privados no Município de Boca da Mata, AL., inserir placas de atendimento prioritário o símbolo mundial do autismo e dá outras providências.
O vereador Sérgio também apresentou o requerimento de n°07/2019 que requer do Poder Executivo a contratação de especialidades médicas nas áreas de ginecologia, gastroenterologia e ortopedia.
O Edil Thiago Sarmento apresentou o requerimento n°06/2019 requer da mesa diretora que se digne apresentar ao Plenário, Projeto de Decreto Legislativo, concedendo o título de cidadão honorário do Município de Boca da Mata ao ILM° Sr. Fernando Henrique Leite, gerente do Banco do Brasil desta cidade. Em seu discurso, Fernando mostrou-se bastante emocionado, muito feliz pelo titulo e agradeceu aos Vereadores pela honra de ser considerado "filho de Boca da Mata".
Na ordem do dia foi explicado porquê solicitaram o símbolo do autismo nas placas, pois, mães de crianças especiais procuraram os vereadores pedindo apoio nesta causa devido aos constrangimentos que vivenciam.
Parabenizaram uma das mães de crianças autistas, Daíse Costa pelo empenho e luta em defesa das crianças especiais.
Pela dificuldade em saber quais secretários pertencem às secretarias, foi enviado um ofício ao Secretário de Administração solicitando a relação dos mesmos, facilitando as discussões sobre políticas públicas e assuntos pertinentes a secretaria e secretário da pasta que for encaminhado.
Explanaram que o ato cívico de cantar o hino nas escolas é essencial para descobrir suas origens e mostrar as crianças a importância do patriotismo. Muito se fala, no Brasil, da falta de civismo das crianças e jovens, porém há vários anos a educação não está mais voltada para este fim.
Pediram ao Secretário de Infraestrutura, Hênio Beltrão, analisasse a possibilidade de construir um local de embarque e desembarque para as crianças e de um ponto adequado ao lado da garagem da usina.
Foi concluído no domingo o esporte amador no Peri Peri com grande êxito.
A Câmara Municipal recebeu a ilustre visita das crianças assistidas pelo Projeto Instituto Girassol de Desenvolvimento Social, que defende os direitos das crianças e adolescentes, onde ofertam para essas crianças projetos voltados para a leitura, esporte, teatro, jogos, roda de conversas e acompanhamento com as famílias.
Não havendo mais nada a tratar, o Presidente da Câmara declarou em nome de Deus e do povo Bocamatense, dou por encerrada a Sessão.
Estiveram presentes nesta Sessão Ordinária os vereadores: Valtinho Acioli, Baré, Anderson, Geu Barros, Deca, Sérgio, Thiago, Everaldo, Fí Gomes, Dode e Nika.