Teve início nesta quarta-feira, dia (09), Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Boca da Mata. O Presidente da Câmara, Valtinho Acioli, solicitou ao 1° Secretário, o vereador Anderson que assumisse a secretaria procedendo à chamada dos Edis para verificação de quórum parlamentar. Responderam a chamada todos os parlamentares. O Presidente declarou aberta a Sessão e após o cumprimento das determinações regimentais, os parlamentares passaram a examinar a pauta do dia. Veja como ficou:
Aprovado o Projeto de Lei n°17/2019 dispõe sobre a revisão anual/geral da remuneração dos servidores públicos efeito conotação efeito especificamente nas secretarias administração, finanças, planejamento e gabinete do prefeito, e adota outras providências.
Também aprovado o Projeto de Lei n°19/2019 dispõe sobre autorização para a aquisição de brinquedos para distribuição gratuita de presentes em comemoração ao "Dia das Crianças" e adota outras providências.
Explanaram sobre o Projeto de Lei n°19/2019 relatando que todas as Igrejas do Município e algumas pessoas da comunidade, sempre contribuem para este dia das crianças. Parabenizaram os envolvidos neste projeto e disseram que deveria entrar no calendário das festividades ou tornar-se uma Lei Municipal.
Lembraram também que, além de brinquedos para este dia, o amor dos pais são importantes para essas crianças se sentirem amadas e protegidas.
O vereador Sérgio agradeceu a reposição das lâmpadas na região da palmeirinha e aproveitou para parabenizar os conselheiros tutelares, tanto os que ganharam quanto os que não conseguiram obter sucesso.
O Edil Deca pediu ao Prefeito que verificasse a classe dos mecânicos, garís, serviços gerais que necessitam ser mais vistos. Há projetos que estão condicionados, parados a quase 45 dias, solicitando requerimentos das secretarias de administração, finanças e informações importantes para a LDO, para que analisemos com cautela com o jurídico, contábil entre outros.
Na ordem do dia citaram que algumas instituições como a ADEFISBOM que promove festa para as crianças fosse incluído para receber brinquedos fazendo um percentual de quantas crianças a instituição ajuda.
Houve uma reflexão sobre a eleição para Conselheiro para analisar bem e ver que forma vão trabalhar, pois a Casa Legislativa precisa muito deles. E que os vereadores tiveram a oportunidade e privilégio pela inauguração da Casa Lar, por sinal muito bem- vinda pelo Município e explicar para todos que foi fruto de um trabalho que irá continuar para a valorização da criança e não pode parar.
O Parlamentar Valtinho Acioli comentou sobre o "desconforto" em relação a estrutura para a eleição dos Conselheiros e aproveitou o ensejo para parabenizar os 21 candidatos, aos membros do CMDCA. "Não é fácil estar à frente de uma instituição; para ajudar são poucos, mas para criticar são muitos". Explanou sobre a indignação registrada aqui nesta tribuna a questão do TRE não ter disponibilizado urnas eletrônicas para Alagoas.
Pediu ao setor de limpeza uma reivindicação para analisar a Rua Francisco Mariano, conhecida como "Rua onde o Zé de Preta tinha uma padaria" na qual existe um terreno baldio que serve para delinquentes usar drogas e os pedestres estão sendo assaltados devido ao matagal do terreno, portanto solicitou para a Prefeitura intervir, notificar o dono do terreno.
As regiões da Camaratuba, Olho d'água e Mirandas reclamaram sobre as estradas, pois os carros não conseguem trafegar direito.
Todos os Vereadores parabenizaram mais uma primavera do Vereador Geu Barros e também parabenizaram antecipadamente o Dia do Professor, louvando os professores do país e principalmente os de Boca da Mata.
Estiveram presentes nesta Sessão Ordinária os vereadores: Valtinho Acioli, Baré, Anderson, Geu Barros, Dode, Deca, Sérgio, Thiago, Everaldo, Fí Gomes e Nika.